domingo, 4 de março de 2018

Biografia de Matilde Rosa Araújo

    Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em 1921. Licenciou-se em Filosofia Românica pela Faculdade de Letra da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora de Ensino técnico Profissional em Lisboa e noutra cidades do País, assim como professora do primeiro Curso de Literatura para a Infância, que  teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa.
   Tem exercido a sua atividade profissional, como professora, na cidade do Porto. Autora de livro de contos e poesia para o mundo adulto e de mais de duas dezenas de livro de contos e poesia para crianças, a sua temática centra-se em torno de três grandes eixos de orientação: a infância dourada, infância agredida e a infância como projeto.
   Tem-se dedicado, ao longo da sua vida, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.
   É autora de alguns volumes sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância de Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre a educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.
   Recebeu os seguintes prémios no domínio de Literatura para a Infância:
          Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian ex-aequo com Ricardo Alberty, em 1980; Prémio atribuído pela primeira vez, para o melhor livro estrangeiro (novela O Palhaço Verde), pela associação Paulista de críticos de Arte de São Paulo, em 1991.
          Prémio para o melhor livro para a infância publicado no biénio 1994-1995, pelo livro de poemas Fadas Verdes, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996.

                                                               Rafael Gonçalves - 3.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana da leitura

Estreamos a semana da leitura com a visita do escritor José Miguel Tavares da Silva.  Este escritor nasceu em 1970, em Sarrazola, uma ...